António Aragão, consultor de Propriedade Intelectual da RCF PI, foi um dos júris convidados nesta que foi a 6ª edição da Health Cup da UBI Medical.
A UBImedical é um espaço de excelência para articular a ligação entre a Universidade e o mundo empresarial. Criado para agilizar a transferência de conhecimento na procura de novas tecnologias, permite às empresas desenvolver a investigação e os ensaios laboratoriais necessários à efectiva comercialização de novos produtos, gerando valor acrescentado para a economia.
Nesta edição, saíram premiadas a ByonLink e a MediHive.
A ByonLink dedica-se ao desenvolvimento de sistemas em chip para incorporar em próteses robóticas neuromusculares de última geração. Ao desenvolver microcontroladores e soluções otimizadas e especificas, será possível oferecer próteses que se aproximam o mais possível da funcionalidade e naturalidade de um membro humano. O objetivo último é, portanto, uma melhoria significativa na qualidade de vida dos amputados, os quais ascendem já a cerca de 50 milhões a nível global.
A MediHive dedica-se ao desenvolvimento de um dispositivo médico inovador pensado para promover a adesão terapêutica, respondendo às necessidades de inúmeros pacientes que necessitam de realizar auto-administrações de fármacos diárias. Este é um sistema reutilizável 3D com libertação prolongada e controlada. Apresenta uma adaptação para fármacos líquidos ou semi-sólidos.