Vigilância Especializada

A RCF proporciona um serviço de vigilância tecnológica que visa identificar pedidos de terceiros que sejam potencialmente conflituantes com os direitos de propriedade intelectual e/ou com a atividade comercial/industrial dos nossos clientes.

Para esse efeito, cruzamos a informação relevante proporcionada no Boletim da Propriedade Industrial com a que consta na nossa base de dados de clientes e identificamos pedidos e registos conflituantes, que são imediatamente comunicados aos nossos clientes visados, de modo a permitir o acionamento dos mecanismos legais de proteção.

Quando são identificados pedidos ou registos conflituantes é possível, em primeira instância, proceder a uma reclamação com vista à recusa dos mesmos. Esta opção, desde que tomada em devido tempo, constitui um procedimento simples que permite evitar processos judiciais muito mais demorados e dispendiosos.

Presentemente, este serviço contempla os direitos de incidência tecnológica, como as patentes e os modelos de utilidade, assim como registos de desenho ou modelo nacional, bem como para os sinais distintivos do comércio como as marcas e logótipos. O serviço poderá ser alargado a outros países nos casos em que exista interesse por parte dos nossos clientes.